Atividades do Curso de Blog



AS MUDANÇAS TÊM QUE SER PARA VALER NA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS


             A internet e as tecnologias estão revolucionando nossas vidas, sendo que podemos resolver muitos problemas mesmo a distancias. Infelizmente na educação sempre achamos dificuldades na mudança sempre achamos justificativas para nos mantermos estagnados no nosso dia a dia ou acabamos mudando mais os equipamentos do que os procedimentos.

             A educação não pode continuar estagnada, precisa urgente de novas mudanças.
            As tecnologias são meios, mas nos permitem realizar atividades de aprendizados de formas diferentes , podendo assim, um grupo de pessoas estarem juntos mas em lugares deferentes.

            Existem os que expressam o receio de que a qualidade do ensino caia este não sendo presencial, mas tudo depende de como é feito, sendo que a qualidade do ensino não se caracteriza por estarmos juntos em um mesmo lugar mas pelo método do ensino. A escola continua sendo importante, uma referencia de ensino, ela ajuda a aprender a conviver, conhecer outros colegas, mas ela anda pouco estimulante, parecendo um confinamento.

           O conviver virtual, vai se tornar tão importante quanto o conviver presencial, a escola precisa de uma sacudida, precisamos ter acesso a pesquisa e desenvolvimento de atividades mais dinâmicas.

           Um exemplo é nas universidades presencias, passando pelos corredores, poderemos ouvir o professor falando e um bando de alunos falando ao mesmo tempo, quase na maioria das vezes não prestando atenção, e geralmente se tem apenas um datashow para a universidade inteira, isto quando se tem.

           Não precisamos romper com tudo mas precisamos implementar mudanças, sendo que a monotonia da repetição esteriliza a motivação dos alunos.

          Temos muitos recursos para aprender e para ensinar, temos que nos envolver e executar ações pedagógicas inovadoras, sendo que sempre haverá os professores que não querem mudar, mas uma grande parte deles esta esperando novos caminhos.

          Não é suficiente tentarmos remendos com as tecnologias atuais, precisamos mudar de verdade e precisamos mudar logo, chamando os que estão dispostos, precisamos trocar experiências e resultados.



Referencias Bibliográficas:
José Manuel Moram.




O QUE MUDOU EM NOSSAS VIDAS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS?


           Muitas coisas mudaram, de uns tempos para cá,existem coisas que mudaram radicalmente, hoje podemos conhecer o mundo através da Internet, sem sair de casa, mas nem tudo neste mundo é só maravilhas, devemos saber que existem informações falsas também. Devemos saber em que sites podemos confiar e os duvidosos.
          Esta maré de informações são muito úteis na escola, pois se estamos trabalhando o Egipto, podemos ver fotos do Egipto, ver sobre a cultura, enfim, tudo o que se possa imaginar sobre este local.
         A tecnologia nos trouxe um grande crescimento cultural, podemos obter informações sobre os mais diversos assuntos, sendo que antigamente, só podíamos visualizar o que se tinha em livros.
         Utilizando da maneira certa as novas tecnologias podemos aumentar nosso conhecimento. Precisamos nos ambientar e ir em busca do novo, em busca de cada vez mais conhecer o que nos pode fazer crescer como seres humanos, quanto mais se aprende, mais se percebe que pouco sabemos e que muito temos a aprender.

--

Marines M. S.
Postado por MARINES às 07:12 0 comentários

Esta atividade foi postada atraves de e-mail, estava na pagina inicial e foi copiada nesta Página.
 


PROFESSORES E GESTORES PREVISÍVEIS E OS INOVADORES


Em todo campo profissional, inclusive na educação Encontramos Professores e Gestores  que  procuram avançar  na carreira procurando se atualizar. Mas grande parte  destes Profissionais,  se atualizam no início e permanecem depois na  rotina acham que  é mais  confortavel para eles. São previsíveis alguns de forma Competente e Outros Apenas previsíveis.


Hoje em dia  encontramos um grupo de proficionais que estão  acomodados que trabalham todos  os dias  apenas para tocar a vida em frente esperando apenas receber o salário no fim do mes sem fazer nada  afinal, ficam esperando a aposentadoria  chegar e atrasam as mudanças e Inovações, são contra as mudanças, desqualificam os  Jovens que tentam algo novo.


Existem  profissionais que tem dificuldades de relacionamentos com seus alunos  e Colegas, mas felizmente existem profissionais humanistas também, Criativos, Inovadores, dispostos a avançar e a aprender  semper.


Mas  muitas  vezes um profissional retraído acaba tomando o âmbito Inovador e o Inovador acaba estacionando no Tempo,isso acontece por que  todos podem Mudar.


Profissionais que  tiveram uma carreira profissional assumem as mesmas  oportunidades ao longo da sua Vida os  resultados são diferentes dependendo do  seu Interesses em  se aperfeiçoar e inovar.


Precisamos com Urgência de Profissionais Inovadores e de Profissionais  humanistas, não podemos perder mais tempo, temos que Investir em  uma educação de Qualidade e valorizar os profissionais  que são Inovadores  e Os profissionais criativos.




Referencias Bibliográficas:
morman www.eca.usp.br / prof previsiveis
Morman, José Manuel. Humanista e Educador Inovador.