Atividades do Curso do NTE Para Professores das Salas Informatizadas



TUX PAINT

No linux educacional temos a feramenta TuxPaint, que serve para fazer desenhos, podemos desenhar livremente e também temos a opção de inserir partes de desenhos já prontas em formas de carimbos, é uma das muitas feramentas que econtramos no linux educacional.




GOOGLE MAPS


Xaxim

Xaxim - Xanxere
rota entre os municipios


O google sem duvida é uma optima ferramenta de busca, mas nele também podemos encontrar outras funções uma delas é o google maps, onde podemos visualizar os mapas quase da mesma forma do que o Google Heart, sem que para isto nada seja instalado.


GOOGLE HEART

Fotos tiradas através do programa google heart, através deste programa podemos visualizar diversas cidades e locais podemos marcar lugares, podemos fazer tragetos e vistar as mais distantes cidades de todos os paises.

Xaxim -SC 

  
Xaxim - Xanxere

 Neusa Massolini  

PORTAL DO PROFESSOR

No portal do professor encontramos diversas aulas prontas e sugestões de sites com atividades voltadas a educação, trabalhei com a professora: ISAURA BRAGA DOS SANTOS da primeira série do ensino fundamental  uma aula do portal do professor. Voce pode ver a aula na integra no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8181

Relatorio Profª Isaura:
 
Objetivo: Socializar as crianças entre si;
despertar sua criatividade espontanea.

_ A atividade foi realizada relacionando a historia  contada, com a interpretação das crianças atáves do desenho e comentarios dialogados.
_ As crianças são estimuladas a observar ouvir e explorar diferentes situações.
_ Foi conversado com as crianças sobre as atitudes tomadas pelos personagens da historia
_ Após realizarmos uma extensa exploração oral. Fizemos registros desta atividade.
_ Foi utilizado folha de oficio, lapis, borracha, lapis colorido.
_ As atividades foram expostas na sala para a visualização de todos.

Ao termino das atividades realizadas com as crianças da primeira série achei interessante a curiosidade diante das diferentes situações que a historia se procedia, principalmente na mudança do titulo RÃ ENCANTADA para O SAPO ENCANTADO ou SAPO MALUCO.
Também achei importante o relato com os cuidados e perigos em relação ao poço. A valorização da amizade.
Considero os relatos das crianças o meio que eles tem de expressar suas necessidades, preferencias e sentimentos.
É neste cenário de comunicação que despertamos o interesse entre o real e o imaginario.



AULA VIRTUAL




      Encontramos no site www.sed.sc.gov.br/secretaria/ as aulas virtuais, podemos ir diretamente ao link www.sed.sc.gov.br/aulavirtual, ali encontramos aulas prontas de diversas matérias, aulas interativas e muito boas, professores e alunos podem entrar nas aulas, mesmo em casa, bastando ter em mãos o numero de matricula, sendo que cada aluno usara seu numero de matricula que pode ser encontrado em seu boletim ou passado pelo professor.
      Estas aulas são muito interessantes e voltadas ao conteúdo programático dos professores, sendo assim eles podem visualizar as aulas com antecedência e ver qual condiz com o conteúdo que o mesmo está trabalhando naquele determinado momento.
      A professora Sandra Fatima Baptista trabalhou O Campo Elétrico na matéria de Física, com a 3ª série do Ensino Médio, a aula foi muito produtiva, pois a mesma já avia visto a aula com antecedência, já encaminhou os alunos com o número de suas matriculas e por que acima de tudo era o conteúdo que a mesma estava trabalhando, foi uma aula boa e muito produtiva, agradável e diferente detendo assim a atenção dos alunos.






HISTÓRIA DO NOME DA ESCOLA EM QUE TRABALHO
E.E.B.PROFª NEUSA MASSOLINI


Neusa Neli Lunardi Massolini nasceu em Xaxim no dia 24 de maio de 1935. Quarta filha do Senhor Luiz Lunardi e Dona Emilia Lunardi. neusa iniciou seus estudos na cidade de Xaxim, no Colégio Imaculado Coração de Maria (que funcionava no antigo moinho dos Ogliari), que pertencia as freiras. Lá cursou da primeira à quarta série do primário. No ano de 1948 fez o quinto ano de Admissão no Ginásio São José, localizado na cidade de Erexim, no Rio Grande do Sul.

Em 1954 começou a lecionar no então Grupo Escolar Gomes Carneiro, destacando-se pela dedicação e amor a profissão.


No dia 18 de setembro de 1985 em sua terra natal, Xaxim presta-lhe também homenagem dando o nome de Colégio Neusa Massolini ao então Colégio Senador Vidal Ramos. Em Descreto 27126 do Governo do Estado de Santa Catarina, publicado no Diário Oficial do Estado sob o número 12797 de 1985, Neusa deixa para sempre seu nome registrado na sua cidade.








SITES DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS


Estes sites relacionados abaixo contem atividades pedagógicas e existe conteúdo para diversas matérias, conteúdo que as vezes se torna atrativo para as crianças pela forma em que o mesmo é apresentado fazendo assim com que estes tenham um melhor aproveitamento sobre o conteudo:
http://www.tododiacomaquimica.com.br/2009/




TECNOLOGIAS NA ESCOLA


      Devido a distancias continentais de nosso País as Tecnologias exercem um papel fundamental, municípios longínquos podem ser ligados proporcionando assim uma troca de saberes que podem ser feitos mesmo a distancias Longas.


      Hoje as tecnologias são fundamentais nas escolas e geralmente assim mesmo as escolas não exploram todo o potencial que poderia ser usado com as tecnologias. Sendo assim, os professores deveriam ser aperfeiçoados para poder utilizar as mídias com todo o potencial que deveria ser explorado para que as Tecnologias façam parte do coletivo e não somente em sala de aula.


      Não basta ter apenas equipamentos tem que ter sentido para uma aula dada, temos que incorporar as mídias valorizando o seu uso, os alunos e professores devem conhecer o que permite a tecnologia como conhecer computadores e outros recursos que se referem a Informação.


      O MEC criou novas Plataformas de ensino para incentivar os usos das Tecnologias, como por exemplo o Portal do Professor, pois não basta levar a informática para as escolas não é o suficiente, o maior trabalho esta na cultura desta Instalação.




Referencias Bibliograficas:
Maria Olyntho
Educar para Crescer
http://educarpracrescer.abril.com.br/gestao-escolar/importancia-tecnologia-405472.shtml